
Você conhece os principais erros de currículos? Que se repetem quase sempre? Eles existem! E é sobre eles que vamos falar aqui. Para que você não os cometa!
Gostamos de dizer que a busca por um emprego é uma jornada, uma saga, ou seja, uma história que tem muitas emoções envolvidas, sejam elas felizmente positivas ou, infelizmente, negativas. Durante essa saga várias estratégias são construídas para melhorar os resultados, e uma delas é a construção de um currículo atraente e poderoso.
Tudo começa quando você decide mudar. Afinal, um novo emprego traz grandes mudanças em nossas vidas, como na rotina, as pessoas, os pensamentos, isto é, praticamente tudo o que está relacionado com a nossa característica naturalmente desenvolvida de dormir e acordar.
Depois da decisão pela mudança, é hora de ação. Um dos primeiros passos para conseguir um emprego no mercado financeiro é a estruturação de um currículo de alto nível! Aquele currículo que faz o recrutador ficar de boca aberta.
O currículo é a primeira impressão que a empresa tem do candidato, por isso é essencial ter atenção e cautela na hora de desenvolvê-lo. Para que não ocorra erros nem falhas.
Uma dica que já damos de início é você estruturar o seu currículo com base em resultados, e não somente com base em atividades exercidas e responsabilidades. Além disso, um bom currículo deve ser obrigatoriamente sucinto, descrevendo as suas competências, qualificações e expertises.
Agora vamos ver os principais erros de currículos para não deixar que nada aconteça com o seu!
1 – Mentir
Definitivamente mentir em um currículo é um ato de má fé, que compromete desde o início a relação entre o colaborador e a empresa.
Além de uma mentira no currículo poder causar demissão por justa causa e arruinar a imagem e vida profissional de uma pessoa, todos nós sabemos que é um tiro no pé.
O ideal é buscar capacitação para deixar o currículo completo!
2 – Currículos extensos
Mesmo que você tenha muita vontade de colocar todas as suas experiências, habilidades e qualificações no seu currículo, contenha-se!
Quantidade não é qualidade.
Nos dias de hoje é essencial ser objetivo e direto, devendo-se colocar no currículo apenas as informações relevantes que mais se aproximem do perfil da vaga.
3 – Não ter um objetivo descrito ou apontar vários objetivos distintos
Nós sempre mencionamos aqui no blog do Vagas Banco e nos perfis das nossas representantes Dafne Carreira e Greice Braido no LinkedIn a importância de se ter objetivos definidos.
Apenas quando você tiver objetivos, será possível traçar metas e visualizar qual caminho deve ser tomado. Uma pessoa sem nenhum objetivo é como um cego em um tiroteio, pois não sabe para onde ir.
O objetivo exposto no currículo mostra para o recrutador o que você quer, onde você quer chegar e o que você vai fazer para alcançá-lo.
4 – Autoavaliação sobre comportamento
Ah… chegou a hora da autoavaliação sobre comportamento….
É aquela hora onde vemos diversos adjetivos clichês, como ambicioso, perfeccionista, dedicado, com boa oratória, etc. Isso não convence o recrutador!
Uma ótima alternativa é colocar os seus resultados alcançados e os projetos que você liderou anteriormente! Avalie as suas conquistas, e não prenda em avaliar suas características pessoais.
5 – Currículo sem alinhamento com a vaga
Muitas pessoas colocam todas as suas experiências, habilidades e competências no currículo, mesmo que elas não tenham nenhum alinhamento com o cargo.
Isso já tira toda a atratividade e qualidade do seu currículo.
Imagine se você está buscando uma vaga em uma área comercial e coloca no seu currículo que já trabalhou de cozinheiro… O que uma coisa tem a ver com a outra?
É muito importante que TODO o currículo esteja estrategicamente estruturado para o cargo que você está visando.
Então, antes de tudo, trate de conhecer bem a empresa e o cargo também!
LEIA TAMBÉM: Carreira financeira: tudo o que você precisa saber!